quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Abril Despedaçado

Escrevo aqui sobre o filme que acabei de assistir, "Abril Despedaçado". Em minha opinião um dos melhores filmes nacionais, realmente me cativou, com a linguagem, com o lugar, com a história e com o final. Nordeste, sertão da Bahia, inclusive a filmagem foi feita um pouco depois da casa de um parente do meu pai. O curioso é que quando estava lá ele já havia me dito "filha, aqui nesse matagal teve filmagem com o Rodrigo Santoro, sabia?", eu lá ia saber, nunca tinha ido àquele lugar. Como me encanta a paisagem, a outra realidade. Vejo que os sertanejos, pouco falam, mas muito sentem. Já escrevi uma redação sobre um nordestino, pretendo postá-la aqui um dia desses, mostrando como me impressiona essa gente.
Sobre o filme, quero destacar a imagem do pai, que é duro, rude como manda a tradição. Em nenhum momento se deixa cair, sempre mostrando autoridade perante a família, honra em primeiro lugar. Destaco também o balanço, as imagens são as melhores, que mostra céu e terra, contraditório, o lado de voar, e o lado da rotina. E por último, e principalmente, o menino, "Pacu", extraordinariamente, morre no lugar do irmão, deixa que o irmão seja feliz, descubra o mundo imaginário que ele criou, tendo a oportunidade que ele não teve, sentimento maior que a própria vida, se pode se dizer que é "vida".

2 comentários:

Anônimo disse...

ouhn! Eu sei que você gosta de filmes brasileiros, 'Lisbela e o prisioneiro' Nós temos algumas coisas em comum, que a gente jamais pode se deixar perder! E eu quero aprender muito com você ainda :)
Sua paixão pelo cinema brasileiro me encanta, seu modo de dar uma explicação e uma crítica, as coisas que são consideradas normais também!
Acho que não tem mais nada, que eu possa admirar em você!
Eu te amo, escritora! Um dia eu vou publicar tudo isso, vou fazer um livro seu, só seu! :*

Zé(d's) disse...

obrigado por contar o final do filme. hahahahaha